A castanha-do-pará, ou castanha do Brasil, é uma semente que faz parte do grupo das nozes, amêndoas e outras oleaginosas. Por ser rica em gorduras boas, minerais e alto valor nutritivo traz inúmeros benefícios para a saúde, inclusive do cérebro e coração.
Os efeitos benéficos são devido à sua ação antioxidante, o que reduz o risco de aterosclerose e câncer, uma vez que os antioxidantes ajudam a controlar a produção de radicais livres e também colaboram para a imunidade do organismo.
Benefícios da Castanha do Brasil
Cérebro: Por conter vitamina E, selênio e ômega-9, a Castanha do Pará otimiza a memória e melhora o raciocínio lógico. Além disso, os antioxidantes, protegem os neurônios das ações dos radicais livres, podendo contribuir na prevenção de doenças cerebrais degenerativas como Alzheimer e Parkinson.
Tireoide: Para o seu bom funcionamento, a tireoide depende de minerais como o selênio, zinco e iodo. Por sorte, esses minerais são abundantes na Castanha do Pará.
Imunidade: Selênio, vitamina E e glutationa, abundantemente presentes na Castanha do Pará, são potentes antioxidantes que ajudam a controlar a produção de radicais livres no organismo, colaborando para a imunidade do organismo.
Quanto devo consumir de Castanha do Brasil por dia?
Por ser um alimento extremamente rico em nutrientes, o recomendado é ingerir uma a duas castanhas por dia. Para uma dieta balanceada, fique, pelo menos, dois dias da semana sem consumir este alimento para evitar um excesso de selênio em seu organismo.
Como consumir a Castanha do Brasil?
A Castanha do Pará é um alimento que combina com diversos pratos. Por isso, abuse da criatividade, claro, sem exagero.
Você pode combinar essa semente com:
- Saladas
- Frutas
- Doces
- Granola
- Pão integral